ESTILOS

AIKIDO

 

O Aikido é uma arte marcial criada no início do século passado, no Japão, pelo mestre Morihei Ueshiba a partir de seus conhecimentos de inúmeras outras artes marciais. Altamente espiritualizado, o mestre Ueshiba desenvolveu uma arte marcial a partir de princípios filosóficos e espirituais. A palavra aikido significa "o modo de harmonizar as energias". No aikido usa-se a energia do oponente para vencê-lo. Geralmente não existem competições já que o verdadeiro adversário é o próprio praticante que deve buscar vencer a si mesmo. É uma arte essencialmente defensiva, baseada em movimentos circulares e fluidos. Usa chaves,
torções e projeções e quase não há golpes traumatizantes.

Qual a relação entre o Hapkido coreano e o Aikido japonês?
 
Ambas tiveram a influência de uma mesma arte marcial japonesa, o Daito-ryu Aikijujutsu, que enfatiza torções, chaves, projeções, quedas e imobilizações. Além disso os fundadores do Hapkido e do Aikido treinaram com o mesmo mestre. Por isso apresentam algumas semelhanças. Mas, ao contrário do Aikido, o Hapkido também possui técnicas traumatizantes, como socos e chutes.




                                                                          BOXE OU PUGILISMO




O Boxe é uma arte marcial surgida na Inglaterra que usa apenas os punhos (mãos fechadas) tanto para a defesa como para o ataque. Os lutadores usam luvas coloridas, geralmente azuis ou vermelhas, de 8 a 10 onças (227 a 284g).

O Boxe tem poucos, porém eficientes, golpes.

O Jab serve para manter o adversário à distância e normalmente é utilizado como preparatório para outro golpe. O Direto é um golpe frontal executado com o braço em linha reta, golpe rápido que atinge o adversário com bastante força. O Cruzado é tão potente quanto o Direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário, o Upper é desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.

O Gancho é desferido na cintura oponente. E finalmente o Swing, um golpe desferido de cima para baixo, que visa atingir o maxilar do adversário.
O Boxe Olimpico (amador) possui algumas diferenças em relação ao Boxe profissional.

Enquanto no Boxe profissional as lutas podem chegar a 10 rounds de 3 minutos, na versão olímpica são de quatro rounds de 2 minutos. Os boxeadores amadores usam camisetas tipo regata e um protetor de cabeça na mesma cor das luvas. Nos jogos de Londres, em 2012, acontecerá a estreia do boxe feminino nas olimpíadas. Com esta decisão do COI o Boxe deixa de ser o único esporte olímpico praticado exclusivamente por homens.

No princípio o Boxe Inglês não possuía regras, as lutas duravam o tempo que fosse necessário até que houvesse o nocaute, eram muito violentas e não se usava luvas. O primeiro a criar regras para este esporte foi Jack Broughton em 1743, mas foi em 1880, com o Marquês de Queensbury, um nobre inglês, que o Boxe ganhou o formato que possui nos dias de hoje e, desde então, o esporte ganhou a alcunha de "nobre arte". Com os regramentos surgiram o uso de luvas, divisão de pesos, limitação de rounds e o Boxe passou a ser considerado um verdadeiro esporte.


Para saber mais:

                          CAPOEIRA

     

    Esta, que talvez seja a única legítima arte marcial brasileira, declarada patrimônio cultural brasileiro  pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foi criada nos tempos da escravidão, pelos negros do Brasil, como forma de preparação para as fugas. Um capoeirista em fuga tinha maior chance de sucesso contra os capitães-do-mato (os homens encarregados de recapturar os negros que fugiam das senzalas). Como não poderiam treinar técnicas de luta abertamente os escravos foram levados a disfarçar sua prática em uma dança. A música não servia apenas para disfarçar, mas também para avisar aos praticantes que alguém indesejado se aproximava. Através de uma mudança de ritmo os lutadores eram avisados de que deviam parar de lutar e começar a dançar, uma nova mudança no ritmo avisava aos "dançarinos" que podiam voltar a lutar.

    Trata-se de uma expressão cultural que mistura jogo, dança, luta, música e brincadeira em movimentos ágeis e complexos, feitos com frequência junto ao chão ou de cabeça para baixo. Como na maioria das artes marciais seus movimentos imitam os animais, característica que dá nome a alguns de seus golpes, como o famoso rabo-de-arraia. Os dois estilos mais conhecidos são a Capoeira Regional, de Mestre Bimba; e a Capoeira Angola, de Mestre Pastinha.

    A música é um componente fundamental da Capoeira. Ela determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado durante a roda de capoeira. O principal instrumento é o berimbau, de origem grega, mas podem ser usados outros instrumentos da cultura afro-brasileira, basicamente os mesmos usados no samba. As letras das cantigas são sempre em português, o que leva os praticantes estrangeiros a aprender nosso idioma.

    Apesar de a Capoeira ser uma arte dos escravos, seu nome é de origem indígena, vem do tupi-guarani e significa "área de vegetação rasteira". Eram nessas áreas que os escravos fugidos formavam os quilombos (acampamentos) onde se escondiam. Provavelmente esta arte marcial recebeu este nome por ser praticada ao ar-livre pelos escravos que a criaram.

    Outra versão ensina que "capoeira" era o nome do cesto em forma de gaiola usado pelos escravos que transportavam aves ao mercado; enquanto esperavam a chegada dos comerciantes aproveitavam para "jogar" na roda. Estes escravos, que ficaram conhecidos como "capoeiras", teriam transmitindo o nome para o jogo.


    Para saber mais:

     

     

                  DEFESA PESSOAL

     

    Não há dúvidas de que um dos objetivos de qualquer praticante de artes marciais é a defesa pessoal. No entanto, a maioria dos estilos conhecidos é praticada, hoje em dia, visando mais o lado esportivo, o que pode tornar estes estilos menos efetivos em um combate real. Mas existem algumas artes marciais que foram criadas especificamente para a defesa pessoal.

    Estes estilos não são considerados uma forma de esporte já que não existem competições nem regras que limitem a aplicação das técnicas destas artes marciais. Desta forma são desenvolvidos reflexos normalmente ausentes em lutadores de artes marciais esportivas (proteção da nossa zona genital e dos olhos, por exemplo). O objetivo não é vencer ou marcar pontos, mas manter-se vivo em situações de perigo real. Por isso qualquer golpe é válido: ataque aos genitais, aos olhos, garganta, mordidas, bem como o uso de qualquer material que estiver disponível como arma (galhos, pedras, celular, guarda-chuva, bengala, etc.). Nesses estilos são dispensados os floreios artísticos pois não se busca a plasticidade e beleza dos movimentos, mas a simplicidade, rapidez e eficiência.

    Kombato: é uma sigla para "combate total", é um sistema de segurança, defesa pessoal e arte marcial brasileiro de origem militar. Utiliza uma combinação de chutes, socos, projeções e muito treinamento com armas, especialmente facas e bastões. O sistema é utilizado pelos guarda-costas no Brasil para proteger autoridades e figuras políticas e existe um programa de Kombato adaptado para os civis, ministrados em academias, clubes e por meio de aulas particulares também. O objetivo do sistema é fazer com que seus praticantes estejam atentos, com uma grande noção de segurança e percepção, para poder reconhecer e neutralizar ameaças. O sistema ensina movimentos com e sem armas, tanto em pé, quanto no chão. Novas técnicas e aperfeiçoamento das antigas acontecem periodicamente, e todas as técnicas são checadas em situações reais e simulações pelo seu time de instrutores antes de serem ensinadas aos estudantes. 

      Krav Magá: significa combate corpo-a-corpo em hebraico. É um sistema de defesa pessoal baseado na simplicidade e eficácia. Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia, mostra ao cidadão comum como se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo. Com origem militar, sua aplicação nas forças de segurança já foi adotada por corporações do mundo inteiro por sua eficiência em combate. Todos os golpes são permitidos e treinados como uma forma de ultrapassar todo e qualquer tipo de situação de violência do modo mais rápido e eficaz possível. É considerado um dos melhores métodos de defesa pessoal do mundo. 

      O Krav Magá permite a qualquer um defender-se de qualquer agressão, mesmo no cenário violento que nos rodeia. A idéia básica é tratar da ameaça imediata, neutralizando o agressor e procedendo a todos os passos de maneira simples e eficaz, tentando tirar a vantagem da iniciativa do oponente o mais rápido possível. Deve-se tentar causar o máximo possível de dor ao agressor, genitais, olhos, e outras zonas de golpes baixos são enfatizados a fim de causar o maior dano ao adversário. Se a situação obriga, é perfeitamente aceitável fugir do conflito, pois o objetivo é permanecer vivo. É utilizado aproximadamente 2/3 do peso do corpo para atacar. O Krav Magá pode ser utilizado contra oponentes armados de várias maneiras ou contra vários adversários ao mesmo tempo. É também um método de defesa muito eficaz em ambientes fechados. O Krav Maga, como outras artes marciais, possui um sistema de graduação baseado em cores de faixas: amarela, laranja, verde, azul, marrom e preta.

        Para saber mais:

            

                    

                                                    HAPKIDO




        O Hapkido é uma arte marcial coreana que engloba técnicas com diversas armas como bastões, espadas, bengalas, facas, leques, além de ensinar seus praticantes a defesa pessoal com praticamente qualquer objeto. Suas técnicas, além de movimentos circulares, abrangem chutes, socos, arremessos, imobilizações no solo, e tantas outras. 

        A palavra coreana Hapkido é a combinação de três palavras: "Hap", harmonia; "Ki", poder ou energia; e "Do", caminho, método. Portanto Hapkido é "o caminho harmonioso do poder".

        O fundador do Hapkido parece ter sido YOUNG SUL CHOI, nos anos 50, que aprendeu o Daito-ryu Aikijujutsu no Japão e acrescentou algumas técnicas coreanas como os chutes do Taekwondo e técnicas de Yudo (Judô). Com o passar do tempo esta arte foi se desenvolvendo e se transformando no Hapkido moderno.

        Qual a relação entre o Hapkido coreano e o Aikido japonês?
         
        Ambas tiveram a influência de uma mesma arte marcial japonesa, o Daito-ryu Aikijujutsu, que enfatiza torções, chaves, projeções, quedas e imobilizações. Além disso os fundadores do Hapkido e do Aikido treinaram com o mesmo mestre. Por isso apresentam algumas semelhanças. Mas, ao contrário do Aikido, o Hapkido também possui técnicas traumatizantes, como socos e chutes.



                       JEET KUNE DO

             

             

            O JKD é uma arte marcial desenvolvida por Bruce Lee a partir de sua experiência com diversos estilos de artes marciais, em especial o Kung Fu Wing Chun. O termo Jeet Kune Do significa "O Caminho do Punho Interceptador".

            O JKD não é apenas mais um estilo de arte marcial, é uma filosofia de aprendizado onde o foco está no aluno. Como cada aluno é diferente o JKD não possui formas fixas, adaptando-se às necessidades e possibilidades de cada praticante.

            Durante toda a sua vida Bruce Lee pesquisou e analisou as teorias e práticas de diversas artes de luta. Concluiu que os sistemas clássicos eram ineficientes em combates reais e era necessária uma abordagem mais direta. Para Bruce Lee, a velocidade era fundamental no combate e as técnicas mais simples eram as mais rápidas, portanto mais eficazes. Por exemplo: interceptar é melhor do que bloquear porque é mais rápido. Sintetizando o conhecimento adquirido no estudo de diversos estilos, tais como o Tai Chi Chuan, o Judô, o Boxe, o Muay Thai, o Savate, o Aikido e, é claro, o Wing Chun, ele criou um estilo novo de treinamento, dando prioridade à velocidade, usando para isto golpes retos, deixando de lado os movimentos circulares das artes marciais clássicas.


            JIU-JISTU (Jujutsu), A ARTE SUAVE

             

             

            O Jujutsu, conhecido no Brasil como Jiu-jítsu, era a arte marcial dos nobres samurais do Japão feudal. Tem como princípio básico utilizar o mínimo de força. Para um bom resultado aproveita-se a força e fraqueza adversária. É uma luta baseada em alavancas, utilizando pouco esforço para chaves e estrangulamentos, que tem por objetivo tentar vencer o oponente sem precisar machucá-lo. Utiliza golpes de articulação, como torções de braço, tornozelo e estrangulamentos, para imobilizar o oponente. Inclui também quedas, golpes traumáticos, esquivas, etc. Como no Judô, que aliás tem suas origens no Jujutsu, usa o peso e a força do adversário contra ele mesmo, possibilitando que um lutador menor e mais fraco possa vencer um adversário maior e mais forte. Outra característica marcante são suas técnicas avançadas de luta de chão, principalmente no estilo Brazilian Jiu-Jítsu, desenvolvido no Brasil pela família Graice. Não se dá ênfase a chutes nem socos porque é baseado nas técnicas usadas pelos samurais nos campos de batalha. Durante as guerras esses guerreiros japoneses usavam poderosas armaduras, contra as quais chutes e socos eram muito pouco efetivos.

            O significado da palavra jujutsu é "arte (jutsu) suave (ju)". O Jiu-jítsu praticado no Japão dá mais ênfase à luta em pé, embora seus praticantes também dominem a luta no solo; no Brasil surgiu uma forma alternativa onde é mais priorizada a luta no chão.


            Jujutsu ou Jiu-jítsu? Na verdade é a mesma palavra escrita de formas diferentes pois no Japão a escrita principal é por ideogramas. Como a pronuncia correta, em japonês, para jujutsu é algo como djiu-djitsu, quando o Jujutsu veio para o Brasil recebeu por aqui o nome de Jiu-jítsu.

            As origens do Jiu-jítsu se perdem nas brumas do tempo. Acredita-se que seja derivado das artes marciais chinesas, que por sua vez, são derivadas de antigas artes marciais indianas.

            Levado ao Japão ganhou ali grande desenvolvimento, principalmente pelos samurais que o adotaram como técnica de mãos vazias e opção para o desarme do adversário quando não se desejava matá-lo. No Japão feudal foram desenvolvidos diversos estilos de Jujutsu, com um grande número de técnicas de agarramentos, projeções, luxações, estrangulamentos e imobilizações e também técnicas de chutes e socos, que deram origem a diversas artes marciais como o Judô, o Aikido e o Karatê, por isso o Jiu-jítsu é considerado por muitos o pai de todas as artes marciais japonesas.


            JUDÔ, O CAMINHO SUAVE 


            O Judô é uma arte marcial japonesa e esporte olímpico criada por Jigoro Kano no final do século XIX a partir de diversos estilos de Jujutso (arte suave), a arte marcial dos nobres e samurais, e outras artes de luta praticadas na sua época no Japão e seus objetivos vão muito além da defesa pessoal, pois visam fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada.

            A palavra judô significa "caminho da flexibilidade" ou "caminho suave"; com isto se pretende explicar que a forma de vencer uma força não é opor-se a ela, mas redirecioná-la para nosso próprio uso. Em outras palavras: usar a força e peso do oponente contra ele.

            O judô sentou as bases para as modernas artes marciais japonesas, tanto em seus objetivos quanto em seus métodos de ensino. Seu fundador, mestre Kano, dizia que o judô é "a arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". É a luta com técnicas de solo mais conhecida no mundo. Os seus praticantes são chamados de judocas. O Brasil está em segundo lugar no número de praticantes, perdendo apenas para o Japão. Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o judô se tornou um dos esportes mais praticados, tanto por homens como mulheres, crianças e idosos.

            O judô em pé objetiva provocar o desequilíbrio do adversário sem perder o próprio equilíbrio. Já o judô de solo se baseia em controlar ou provocar a rendição do adversário através de várias técnicas. No judô não existem chutes nem socos porque é baseado nas técnicas usadas pelos samurais nos campos de batalha. Durante as guerras esses guerreiros japoneses usavam poderosas armaduras, contra as quais chutes e socos eram muito pouco efetivos.

            A vestimenta utilizada nessa modalidade é o keikogi (kimono), que no judô recebe o nome de judogi, e que com o cinturão forma o equipamento necessário à sua prática. O judogi pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja quase apenas utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos oficiais. O conjunto do judogi e o cinturão (faixa) ficou tão conhecido que acabou inspirando a maioria das outras artes marciais a adotar visual semelhante, tornando a "faixa-preta" um sonho a ser realizado pela maioria dos artistas marciais.

            No judô competitivo existem quatro tipos de pontos:
            • Ippon: ponto completo, equivale ao nocaute, o adversário está fora de combate. É obtido quando o oponente cai com as costas no chão, no final de um movimento perfeito.
            • Wazari: meio ponto, com dois se obtém um Ippon. Um Wazari é um "Ippon" que não foi realizado com perfeição.
            • Yuko: ponto menor que o Waza-ari (1/3 de um Ipoon), obtido quando o oponente cai de lado.
            • Koka: Ponto inferior ao yuko, vale ¼ de um Ippon, obtido quando o oponente cai sentado ou de joelhos. Apesar de cumulativo não conduz ao Ippon, isto é, a luta continua mesmo que um atleta acumule quatro kokas.


            Para saber mais:


                              KARATÊ 


              Karate-do significa "caminho das mãos vazias", é uma arte marcial japonesa que enfatiza as técnicas de bloqueios, socos e chutes. O treino desta arte marcial é divido em fundamentos (kihon), formas (kata) e combate (kumite). O kumite pode ser combinado ou livre. Existem competições de kata e de kumite. Em muitos estilos são praticados quebramentos de telhas, tijolos e outros materiais. No estilo Kyokushin estes quebramentos chegam a fazer parte das competições como método de desempate, se o kumite terminar empatado ganha quem quebrou mais telhas ou tijolos.
              A história do Karatê está cheia de incertezas e mitos. Sabe-se que os habitantes da ilha de Okinawa, que fica entre a China e o Japão, praticavam um estilo chamado Te (mão). Sabe-se que Okinawa recebeu influências do continente próximo, habitado pelos chineses e coreanos; algumas danças, por exemplo, são coreanas e com as técnicas de luta aconteceu o mesmo.

              Assim, da fusão do Te com o Kung Fu chinês surgiu o Tang-Te, uma referencia a dinastia Tang da China. Com a anexação de Okinawa ao Japão foi necessário adaptar o Tang-Te à cultura japonesa e seu nome foi mudado para Karate (mãos vazias). Levado para o Japão o karatê foi modernizado e sistematizado, o que incluiu, por influência do judô, a adoção do quimono branco e o sistema de graduação por faixas coloridas.

              No karatê existe um grande número de estilos e escolas. Os mais conhecidos atualmente são: Kyokushin, Wado-ryu, Shorin-ryu, Shotokai, Shotokan, Goju-ryu; Shito-ryu e Uechi Ryu.
                 
                 
                Para saber mais:

               

                               KEMPO 



              A palavra kempo, ou kenpo, é usada no Japão para designar os estilos marciais cuja origem é o Kung Fu chinês. Existem diversos estilos de Kempo, vamos falar aqui de um deles, o Shorinji Kempo.
              Shorinji Kempo (shorinji= "shaolin"; kempo= "caminho do soco") é uma arte marcial japonesa inspirada no Kung Fu Shaolin. Foi criado em 1947, por Doshin So, um japonês que estudou artes marciais na China por quase 20 anos. Em sua volta ao Japão, após a II Guerra Mundial, Doshin encontrou um país arrasado e humilhado, com a autoestima muito baixa.

              Com o objetivo de ajudar a reconstruir o Japão, Doshin resolveu ensinar a filosofia budista que havia aprendido na China. Ele achou que seria mais fácil chamar a atenção dos jovens para o budismo através das artes marciais como faziam os monges do Templo Shaolin. Sintetizando as técnicas que conhecia e adicionando uma filosofia religiosa ele desenvolveu uma nova arte marcial, a qual chamou de Shorinji Kempo.

              Por ter recebido diversas influências e ter sido adaptado a defesa pessoal eficiente, o Shorinji Kempo difere bastante dos estilos mais conhecidos de artes marciais orientais. Emprega tanto técnicas duras quanto suaves, seus movimentos, posições, deslocamentos e sua parte filosófica raramente são encontrados juntos em outra arte marcial. Possui técnicas de agarramento e projeção que lembram o Aikido, os socos do Shorinji Kempo lembram os do Boxe, mas são mais versáteis; os chutes são simples e rápidos, pois a preocupação é mais com a eficácia do que com a plasticidade, e nas defesas são evitados os bloqueios desnecessários, preferindo-se os desvios e as esquivas.



                      KICK BOXING

               

              Esta é uma modalidade de combate de contato onde são usados os punhos e as pernas. É basicamente uma fusão dos chutes das artes marciais orientais, como o Karatê e o Taekwondo, e os socos do Boxe, a semelhança do Muay Thai e do Savate.

              Os atletas combatem descalços e usam calças ou calções de boxe. O combate acontece com os adversários em pé, não sendo permitidas técnicas de solo. O Kick Boxing surgiu na década de 70, nos Estados Unidos, da necessidade que os caratecas tradicionais tinham de realizarem combates de contato total ("full contact" em inglês) o que não era permitido no Karatê.

              Desenvolveram então uma modalidade que permitia o contato total que recebeu o nome de "Karate Full Contact". Apesar do nome eram aceitos quaisquer competidores de qualquer modalidade, desde que seguissem as regras da competição. Com o passar do tempo a modalidade deixou de ser apenas uma forma de competição para ganhar vida própria, desenvolvendo seus próprios métodos de treinamento e surgiram academias para o seu aprendizado. Surgia o Full Contact (Contato Total). A denominação atual foi dada por um dos maiores nomes do Karatê mundial, Dominique Valera, que treinou o então chamado Full Contact nos Estados Unidos e, ao retornar a Europa, reestruturou o esporte, chamando-o de Kick Boxing (Chutar Boxeando). O cinema foi um grande divulgador da modalidade, diversos filmes foram feitos sobre o assunto, assim como diversos títulos de videogames divulgaram esta arte pelo mundo todo. Atualmente o esporte está subdividido em várias modalidades:
              • Musical Forms: apresentações e acrobacias coreografadas com armas, chutes, socos, etc., não há combate.
              • Light Contact: contato leve onde são permitidos somente golpes acima da cintura;
              • Full Contact: contato total onde é buscado o nocaute, são permitidos somente golpes acima da cintura;
              • Semi Contact: nesta modalidade o combate é interrompido sempre que o oponente é atingido, marca-se o ponto e a luta volta para a posição inicial, portanto não acontece a troca de golpes fortes para proteger os lutadores, apesar disso é permitido o nocaute;
              • Low Kicks: contato moderado a forte onde são permitidos golpes abaixo da cintura; e
              • Thai Kick K1 Rules: segue as regras do K1.


              Para saber mais:



                KILDO SELF DEFENSE 

              O Kildo Self Defense é uma arte marcial brasileira desenvolvida em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, pelo mestre Liandro Santafé Pimentel com o objetivo de reunir técnicas de diferentes estilos e proporcionar aos seus praticantes noções amplas de defesa e segurança pessoal. 

              Possui como características principais a disciplina e a objetividade das técnicas. Inicialmente pretendia ser um complemento à defesa pessoal de faixas pretas de Taekwondo, mas o interesse de outras pessoas em praticá-la fez com que se tornasse uma modalidade completamente independente, sendo oficializada em dezembro de 1997.

              O Kildo Self Defense utiliza técnicas de mão, de perna, de chão, projeção e torção. As graduações adotadas no Kildo seguem a seguinte ordem: faixa branca, faixa amarela, laranja, verde, azul, vermelha, roxa, marrom e preta.

              Competições:

              Existem competições de formas, de luta tradicional e de luta de chão. As competições podem ser individuais ou em trios. As lutas de trio são competições de lutas tradicionais e/ou de chão por equipes, onde são realizadas três lutas, cada uma com um atleta de cada equipe (podendo cada luta ser tradicional ou de chão) e vence a equipe com maior número de vitórias.

              Formas: tipo de torneio onde os atletas apresentam uma forma desenvolvida por eles mesmos nas categorias iniciante, intermediário, avançado e faixas pretas.
              Luta tradicional: é a luta em pé, onde valem projeções, socos e chutes na parte frontal do corpo, não são permitidos golpes abaixo da linha da cintura, exceto o chute circular no lado externo da coxa e as rasteiras ou tesoura com o objetivo de desequilibrar o adversário.
              Luta de Chão: semelhante ao Jiu-jítsu onde se busca a finalização do adversário.

              Entre faixas pretas também existe a competição por pontos corridos, onde todos os atletas de uma mesma categoria lutam todos contra todos e vence o atleta que conquistar mais pontos ao final da competição. Cada luta já garante um ponto para cada atleta e cada vitória pode valer de 4 a 6 pontos, dependendo de como foi obtida.

              Nas lutas tradicionais os atletas obrigatoriamente utilizam equipamentos de proteção: luvas, capacetes, proteção de tórax (feminino e infantil), caneleiras, botas de competição e protetor genital.

              A entidade suprema da arte Kildo Self Defense é o Instituto Kildo de Defesa Pessoal.

              Assista a um vídeo de Kildo Self Defense.
                 
                Para saber mais:


              KUNG FU ou BOXE CHINÊS 



              Se você for a China e perguntar a um chinês o que é Kung Fu não se surpreenda se ele não souber responder. É que este termo só é usado no ocidente. Na China usa-se o termo Wu Shu (arte da guerra) para designar todas as artes marciais e Kuo Shu (arte nacional) para designar as artes marciais chinesas. O termo Kung Fu significa "trabalho duro". Conta a lenda que quando os primeiros ocidentais tomaram conhecimento desta modalidade de luta perguntaram o que era aquilo e a resposta ouvida (em algum dialeto chinês) foi que era

              preciso muito trabalho duro para aprender o Boxe Chinês.
              Sem entender o dialeto os ocidentais acharam que este era o nome da luta e assim ela ficou sendo conhecida no ocidente.

              Esta arte marcial caracteriza-se pelo seu estilo flexível e suave, diferenciando-se dos estilos mais duros como o Karatê. Mescla movimentos de leopardo, garça, macaco, serpente, entre outros animais.

              A origem do Kung Fu é muito antiga e parece ter nascido com a observação dos movimentos usados por diversos animais durante uma luta. Adaptadas ao corpo humano estas técnicas evoluíram ao longo do tempo. Segundo alguns, a maioria das artes marciais chinesas foram introduzidas por um monge indiano que viveu alguns anos no famoso Templo Shaolin no século VI A.C. Percebendo a dificuldade que os monges tinham para meditar, por não praticarem nenhuma atividade física, ele ensinou uma arte marcial indiana que conhecia para que desenvolvessem o corpo. Mas as artes marciais chinesas são sabidamente muito mais antigas, datando, talvez, de mais de cinco mil anos, de modo que este monge deve ter apenas acrescentado seus conhecimentos aos já existentes. Mas é certo que o Templo Shaolin foi o responsável por disseminar o Kung Fu por toda a China quando foi invadido por tropas imperiais, que não respeitaram a imunidade do templo, forçando os monges a fugir para diversos locais, levando consigo seus conhecimentos de Kung Fu e os ensinando por onde passaram.

              Existem centenas de estilos de Kung Fu e um dos mais conhecidos é o Wing Chun, popularizado por Bruce Lee.

              Os diversos estilos de Kung Fu podem ser divididos em estilos do norte e estilos do sul. No norte da China o clima é mais frio e os moradores desta região montanhosa possuíam pernas fortes e utilizavam roupas mais pesadas. Desenvolveram um Kung Fu baseado em chutes altos, movimentos longos e saltos. No sul o clima é mais ameno e o terreno é mais plano, por esta razão o Kung Fu do sul é mais plantado no chão, com chutes baixos e ênfase nas técnicas de mão.

              Alguns estilos de Kung Fu: Wing Chun , Shaolin do Norte, Tang Lang Quan (louva-a-deus), Pak Hok (garça branca), Tsitsing Pi Qua (macaco), Ying Zhao Quan (Garra de Águia), Zui Quan (estilo do bêbado), Choy Lay Fut e Hung Gar.

                     

                                                  LUTA OLÍMPICA




              Existem duas modalidades olímpicas: Luta Greco-romana e Luta Livre. A única diferença entre as duas é o uso das pernas. Na Luta Livre os lutadores também podem usar as pernas e segurar os adversários acima ou abaixo da cintura; já a Luta Greco-romana segue um estilo rigidamente centrado na parte superior do corpo, em que o competidor pode usar somente os membros superiores e atacar o oponente acima da cintura.
              A luta ocorre numa área de 7 metros de largura por 7 metros comprimento. Os pontos são ganhos de acordo com cada golpe dado ao lutador adversário. A posição inicial é em pé. Cada vez que um dos lutadores é atirado para fora da área de combate, ou é acusado de comportamento passivo, o atacante pode escolher se reinicia a luta a partir da posição em pé (posição inicial) ou de joelhos (posição de tapete).
              Os pontos são obtidos por cada tipo de agarramento, lançamento ou manobra que se executa, e têm que ser outorgados pelo juiz. Também se obtêm pontos se o juiz penaliza, por exemplo, por falta de competitividade.
              Cada combate na luta consiste em três rounds de dois minutos de duração cada um, com um intervalo de 30 segundos entre os rounds. Se conseguir uma vantagem de seis ou mais pontos, o lutador vence o round, e quem vencer 2 dos três rounds é declarado o vencedor da luta. Se a vitória já puder ser declarada após dois rounds, o terceiro é suprimido.

               


                                      MUAY THAI

               

              Muay Thai significa, literalmente, Boxe Tailandês. Esta arte marcial foi criada há mais de mil anos, e é considerada uma das mais poderosas lutas de contato do mundo. Caracteriza-se pelo uso dos cotovelos, joelhos, pernas e punhos, sendo considerada uma das artes marciais que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos.

              No início, o boxe tailandês era muito parecido com o Kung Fu Chinês. Um fato normal levando-se em conta à origem chinesa do povo tailandês. O antigo boxe tailandês utilizava-se de golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o oponente. Com o tempo, ele foi se modificando e se transformando no estilo de luta que é hoje. Na Tailândia este esporte é passado de pai para filho e a prática costuma começar por volta dos cinco anos de idade. O treinamento ajuda as crianças e adolescentes a terem maior poder de concentração em suas atividades paralelas. 

              Sua eficiência já foi provada em torneios de contato total como o K1 e até no Vale-Tudo. Pode ser praticado por homens, mulheres e crianças, melhorando a coordenação motora, o preparo físico e a resistência cardiovascular, fortalecendo todo o corpo.

                 

               NINJUTSU - A ARTE MARCIAL      DOS NINJAS 

               

              O Ninjutsu é uma arte marcial japonesa que surgiu a partir da necessidade do emprego de espiões (Ninjas) durante o período medieval japonês (século VI). Consistia de um conjunto de técnicas (físicas, mentais e espirituais) que capacitavam os agentes a agir em todas as situações num campo de batalha. Após o período de guerras japonesas a utilização de espiões caiu em desuso. Muitas escolas desapareceram e outras passaram ao anonimato, sendo responsáveis por manterem vivas as tradições até os dias atuais.

              O Ninjutsu é uma arte marcial complexa, com inúmeras técnicas, algumas derivadas do treinamento dos Samurais: a arte da invisibilidade (camuflagem), luta desarmada e armada, pressão de pontos vitais, técnicas especiais de fuga, caminhar silenciosamente, escalada de obstáculos, luta na água, envenenamento, hipnose, ilusionismo, etc. Os ninjas também estudavam técnicas de dramatização e disfarces para se passar por outras pessoas. Na realidade, não se pode considerar o antigo ninjutsu uma arte marcial no sentido clássico do termo, já que as disciplinas que o ninja devia conhecer iam muito mais além das técnicas de luta ou de combate.


              Para saber mais:

                                     SAMBÔ

               

              O Sambô é uma arte marcial russa criada na antiga URSS para melhorar as técnicas de combate da Polícia Secreta de Lênin, através da fusão de técnicas eficazes (testadas) de outras artes marciais. Possui raízes no Karatê, Judô, Jiu-jítsu, Savate, Muay Thai e nos mais tradicionais estilos de luta livre soviéticos. Seus praticantes são chamados de sambocas. É muito semelhante, em alguns aspectos, ao Jiu-Jítsu, possuindo em suas técnicas o uso de controles, chaves e torções, além de chutes e socos.

              Esta arte tornou-se muito conhecida no mundo através de Fedor Emelianenko, campeão dos pesos pesados do PRIDE. É considerada pela Federação Internacional de Lutas Associadas - FILA uma das quatro principais formas de Wrestling (luta livre) amador praticadas no mundo nos dias de hoje, as outras três sendo o Judô, a Luta Livre e a Luta Greco-Romana.
              Ainda que tenha sido criado para ser um estilo único, o Sambô possui quatro versões:
              • Sambô Esportivo: semelhante ao Judô com algumas diferenças nas regras;
              • Sambô Autodefensivo: similar ao Jiu-jítsu e ao Aikido, utilizado para defesa pessoal;
              • Sambô de Combate: é o Sambô militar, utilizado pelas forças armadas russas, é a origem do Sambô. Mais agressivo, inclui chutes e socos; e
              • Sambô Especial: complementar ao Sambô de Combate, destina-se a preparação para situações específicas.

              SAVATE ou BOXE FRANCÊS 

               


              O Savate (pronuncia-se 'saváte') ou boxe francês é uma arte marcial desenvolvida nas ruas de Paris, França, por volta de 1790, no qual são utilizados tanto os pés quanto as mãos. Combina elementos de Boxe e técnicas de chutes. Apenas chutes com o pé são permitidos ao contrario de artes marciais como o Muay Thai, que permitem a utilização dos joelhos ou das canelas. Savate é talvez o único estilo de kick boxing em que os lutadores utilizam normalmente sapatos,aliás, savate significa sapato velho em francês.

              No início o Savate era semelhante à Capoeira, onde as mãos eram usadas preferencialmente para a defesa ou abertas para desferir tapas, os ataques eram desferidos com os pés e a cabeça. Posteriormente foram eliminados os tapas e as cabeçadas e acrescentados os socos do Boxe para criar o Savate moderno.

              Para a prática do Savate são usadas luvas de boxe, sapatos específicos e uma indumentária colorida chamada de "integral". A graduação visualiza-se através de um emblema circular, com a imagem de uma luva, no lado esquerdo do integral. A graduação é hierarquizada por cores: azul, verde, vermelho, branco, amarelo e prata. A luva de ouro é atribuída como título honorífico

              Existem três variantes técnicas: assalto, combate de 2ª série e combate de 1ª série. O assalto é uma forma de combate de semicontato onde a luta é vencida somente por pontos. Muito praticado pelas crianças, mulheres e jovens, pois não há riscos. A 2ª série é uma forma de combate de contato total, onde pode haver nocaute, mas onde se usa equipamentos de proteção. A 1ª série é semelhante a 2ª, mas sem o uso de equipamentos de proteção. Geralmente as lutas têm 5 rounds de 2 minutos por 1 de descanso.

              Para saber mais:


                              SUMÔ

               

              O Sumô é uma luta de competição japonesa em que dois atletas competem num ringue circular onde o primeiro a tocar o chão com qualquer parte do corpo, exceto os pés, ou pisar fora do ringue perde a luta. Se ambos caírem, perde o que tocar o chão primeiro. Um atleta também perde a luta se aplicar algum golpe proibido. 

              O Sumô é bastante antigo, conta a lenda que o esporte teve início como uma cerimônia xintoísta de colheita onde os próprios deuses lutavam. Até hoje o esporte possui diversos rituais característicos, um dos mais conhecidos é aquele em que o atleta realiza movimentos de abertura de perna, levantando uma delas e batendo com o pé no chão. 

              Com o objetivo de demonstrar que a luta é feita sem armas o lutador de Sumô usa apenas o mawashi na luta, uma faixa de tecido grosso que é enrolado em volta da cintura do lutador e serve tanto para proteger as partes intimas quanto para ser agarrada para efetuar golpes.

              O Sumô é dividido em profissional, amador e feminino (joshizumo). Muito popular no Japão, o Sumô profissional tem seus torneios transmitidos pela televisão e os estádios ficam lotados. Os lutadores profissionais são tão famosos e queridos no Japão quanto os jogadores de futebol no Brasil.

              Para saber mais:






                         

               

                        TAEKWONDO

               

              O Taekwondo (pronuncia-se "tecôndo") é uma arte marcial de origem coreana que faz uso predominante dos chutes, mas possui técnicas de mão também. A palavra Taekwondo significa "o caminho das mãos e dos pés". Surgiu há cerca de dois mil anos, descobertas arqueológicas demonstram que 

              o Tae-Kyon (chuta pulando), que se presume ser o precursor do moderno Taekwondo, já era praticado em 50 A.C. Hoje em dia é uma modalidade difundida em todo o mundo e um de seus estilos já é um esporte olímpico.

              A seguir contaremos a história do Taekwondo mais aceita, embora seja contestada por alguns:

              No século VII a Coréia estava dividida em três reinos: Koguryo, Paekche e Silla, o menor deles. O reino de Silla era constantemente invadido pelos outros reinos. Para reverter essa situação o rei de Silla convocou os jovens nobres do reino para formar um grupo de elite, que se responsabilizaria pela defesa e proteção da nação, surgiam os Hwarang. Eles foram treinados em arco e flecha, marcha, espada, bastão, lança, táticas militares e diversas técnicas sem armas, dentre as quais o Tae-Kyon. Juravam fidelidade ao rei, lealdade aos amigos, respeito aos pais, nunca recuar perante o inimigo e só matar quando não houvesse alternativa. Após a formulação deste código de honra seu movimento passa a se chamar Hwarang-do, uma arte marcial e uma filosifia integrados, surgia assim os "samurais" coreanos. 

              Para muitos o Hwarang-do (caminho do grande irmão) é a origem de todas as artes marciais coreanas. Silla transforma-se, então, no mais poderoso dos três reinos e consegue unificar a Coréia sob sua bandeira em 670 D.C. 

              Muito tempo depois, durante a ocupação japonesa, a prática das artes marciais coreanas foi proibida e os ocupantes nacionalistas só permitiam a prática do Karatê. Após a segunda guerra, com a derrota dos japoneses, os coreanos começam a respirar ares de liberdade e surgem diversas escolas marciais com diversos mestres, a maioria faixas-pretas de Karatê que haviam estudado no Japão. Da necessidade de unificar os diversos estilos existentes surgiu o moderno Taekwondo. No início estes mestres utilizavam os katas japoneses, com nomes em coreano, por isso o Taekwondo também ficou conhecido no ocidente como karatê coreano.

              É inquestionável a forte influência japonesa na estruturação e diagramação das formas ("poomse" em coreano), bases, golpes e defesas, combinados com os movimentos rápidos e precisos dos chutes do Tae-Kyon. Nem poderia ser diferente, já que os primeiros mestres também eram instrutores de karatê. Quando assistimos a uma demonstração de Taekwondo ficamos com a impressão de que se trata de uma mistura das técnicas de mãos do Karatê com os chutes do Kung Fu, outra arte marcial que influenciou o moderno Taekwondo. É certo que diversas outras lutas contribuíram, mas o Taekwondo é uma moderna arte marcial em constante aprimoramento.
                Assista a um vídeo de Taekwondo.

                     TAI CHI CHUAN

               

               O Tai Chi Chuan é conhecido por sua sequencia de movimentos, onde pode ser vista a união da consciência e dos movimentos do corpo, a lentidão, a flexibilidade, a circularidade, a continuidade, a suavidade e a firmeza; funcionalidades que transmitem uma sensação de harmonia e serenidade.

              O Tai Chi Chuan foi popularizado por que benefícios à saúde são atribuídos à sua prática e ao fato de que se trata de uma disciplina que pode chegar a camadas muito amplas da população, independentemente da sua condição física. Recentes estudos médicos têm corroborado o Tai Chi Chuan como uma terapia para melhorar a saúde. Sua ação se desenvolve mediante movimentos circulares e conectados que seguem os do adversário e que recordam o símbolo do Tai Chi. Alguns princípios do Tai Chi Chuan: vencer o movimento com a quietude; vencer a dureza com a suavidade; vencer o rápido com o lento.

              Hoje o Tai Chi Chuan é considerado como uma disciplina para o desenvolvimento da integração corpo/mente e o equilíbrio pessoal, sem ter deixado o relacionamento forma/função que estabelece sua natureza como Arte Marcial.

              Quando o divulgador do Tai Chi Chuan, Yang Lu Chan, inicialmente ensinou a arte em Yong Nian (por volta de 1855), sua arte ainda não era chamada Tai Chi Chuan. Enquanto ensinava, teve de enfrentar muitos desafios os quais venceu com suas técnicas suaves. Em uma dessas ocasiões estava presente Ong Tong He, que achou que suas técnicas manifestavam os princípios da filosofia Tai Chi. Depois disso, sua arte foi chamada de Tai Chi Chuan (a luta do tai chi).